O Projeto

O Projeto

O Projeto “Crianças como Parceiras” nasceu da necessidade de formar cidadãos mais conscientes da sua responsabilidade em cuidar da sua saúde a partir de um estilo de vida mais saudável. Por meio de pequenas alterações no dia a dia, é possível se evitar muitos prejuízos ao nosso organismo.

O objetivo do projeto é fomentar nas crianças de 6 a 10 anos uma cultura de autocuidado e prevenção por meio de uma aprendizagem lúdica que esteja relacionada ao seu cotidiano e que seja um discurso adequado à sua idade.

As atividades foram concebidas tendo como premissa destacar as atitudes positivas que geram um estilo de vida mais saudável. Por isso, trabalhar as questões de higiene e de alimentação são bons exemplos dos conteúdos desenvolvidos.

Sabemos que as crianças são pioneiras na aquisição de novos conhecimentos e, por conseguinte, na inclusão dos mesmos à sua rotina, transformando-os em hábitos de vida mais saudáveis e desse modo, naturalmente, levam essas informações aos seus familiares e amigos.

São esses os maiores anseios desse projeto: que seja concebida uma cultura de antecipação e autocuidado, tendo em vista a prevenção e a promoção da saúde e que mediante o auxílio dos nossos mini agentes de saúde, esse conceito seja amplamente difundido na sociedade e que fique arraigado no consciente de cada um de nós; na luta contra o Câncer e em prol a hábitos de vida mais saudáveis.

Convido você a clicar nos botões abaixo para conhecer um pouco sobre os objetivos e os conteúdos que serão trabalhados em cada capítulo.

1° Ano 2° Ano 3° Ano 4° Ano 5° Ano



1° Ano

Capítulo 1 – Atividade física e proteção solar
  • Desenvolver as primeiras noções sobre o que é atividade física.
  • Contribuir para as primeiras noções sobre o que são hábitos saudáveis.
  • Reconhecer os benefícios e os malefícios da luz solar, oferecendo as primeiras noções sobre a importância do uso de protetor solar, contra os raios solares.
  • Identificar outras maneiras de se proteger do sol como o uso de boné, chapéu, óculos de sol, guarda-sol, sombrinha, camiseta com manga longa, entre outros.
Capítulo 2 – Alimentação saudável e saúde bucal
  • Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivando a maior ingestão de alimentos naturais.
  • Incentivar a alimentação saudável e balanceada, por meio da composição de pratos com alimentos diversificados e coloridos.
  • Destacar a importância da escovação dos dentes, no mínimo, três vezes ao dia, principalmente após as refeições, como forma de prevenir o mau hálito.
  • Orientar a escovação adequada de todos os dentes e da língua.
Capítulo 3 – Bebidas alcoólicas e tabagismo
  • Aprender que existem bebidas saudáveis.
  • Aprender que o consumo de bebidas saudáveis é importante para a boa manutenção de nossa saúde.
  • Aprender que as bebidas alcoólicas não são saudáveis.
  • Aprender a diferenciar cheiros e fumaças saudáveis das não saudáveis.
  • Aprender que o tabaco é algo que faz mal à saúde (não é saudável).
Capítulo 4 – Autocuidado e prevenção
  • Estimular a adoção de hábitos de higiene básica, como lavar as mãos antes das refeições, antes de ir ao banheiro e depois de usá-lo.
  • Entender a importância de estar com as vacinas em dia.
Capítulo 5 – Meio ambiente e saúde ocupacional
  • Incentivar a observação e o reconhecimento de situações cotidianas de perigo dentro de casa.
  • Reconhecer que as situações cotidianas de risco podem estar presentes em quaisquer cômodos da casa.
  • Estimular a percepção dos alunos de que os ruídos e som alto fazem mal à saúde.
  • Favorecer a compreensão da importância da adoção de atitudes responsáveis com o meio ambiente, como a reciclagem de lixo.


2° Ano

Capítulo 1 – Atividade física e proteção solar
  • Identificar os benefícios advindos da prática de atividades físicas, incentivando a prática esportiva.
  • Identificar jogos e brincadeiras como atividades físicas benéficas para nossa saúde.
  • Reforçar a importância do uso de filtro solar, com fator de proteção 30, e do protetor labial, contra os efeitos danosos dos raios solares, mesmo em dias nublados.
  • Identificar outras maneiras de se proteger do sol como o uso de boné, chapéu, óculos de sol, guarda-sol, sombrinha, camiseta com manga longa, chinelo, entre outros.
  • Reforçar os danos causados pela falta de uso do protetor solar, mesmo em dias nublados.
Capítulo 2 – Alimentação saudável e saúde bucal
  • Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivando a maior ingestão de alimentos naturais.
  • Incentivar a alimentação saudável e balanceada, por meio da composição de pratos com alimentos diversificados e coloridos.
  • Destacar a importância da escovação dos dentes, no mínimo, três vezes ao dia, principalmente após as refeições.
  • Evitar a ingestão de doces (e outros açúcares), o que pode causar principalmente cáries, placas bacterianas gengivite e mau hálito.
Capítulo 3 – Bebidas alcoólicas e tabagismo
  • Aprender que existem bebidas saudáveis.
  • Aprender que o consumo de bebidas saudáveis é importante para a boa manutenção de nossa saúde.
  • Aprender que as bebidas alcoólicas não são saudáveis.
  • Aprender que o consumo de bebidas alcoólicas pode causar doenças.
  • Aprender que o tabaco é algo que faz mal à saúde (não é saudável).
  • Aprender que o tabaco é algo que pode causar doenças.
Capítulo 4 – Autocuidado e prevenção
  • Estimular a adoção de hábitos de higiene básica, como lavar as mãos antes das refeições, antes de ir ao banheiro e depois de usá-lo.
  • Entender a importância de visitar o pediatra regularmente.
Capítulo 5 – Meio ambiente e saúde ocupacional
  • Reconhecer que as situações cotidianas de risco podem estar presentes em quaisquer cômodos da casa.
  • Ampliar a percepção de risco em relação ao trânsito.
  • Verificar a presença dos sinais e regras de trânsito e compreender a sua importância em seu dia a dia.
  • Favorecer a compreensão da importância da adoção de atitudes responsáveis com o meio ambiente, como a reciclagem de lixo.


3° Ano

Capítulo 1 – Atividade física e proteção solar
  • Identificar jogos e brincadeiras como atividades físicas benéficas para nossa saúde.
  • Recomendar a prática diária de atividade física por 30 minutos.
  • Reforçar a importância do uso de filtro solar, com fator de proteção 30, inclusive na nuca, peito dos pés e orelhas, aplicando-o duas vezes ao dia (a cada duas horas se estiver em exposição prolongada e/ou se houver muita transpiração, banhos de mar ou de piscina).
  • Reconhecer o período entre 10h e 16h como o que acarreta maiores danos à saúde, reforçando a necessidade de se proteger do sol por meio de outras maneiras além do uso de filtro solar: uso de boné, chapéu, óculos de sol, guarda-sol, sombrinha, camiseta com manga longa, entre outros.
Capítulo 2 – Alimentação saudável e saúde bucal
  • Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivando a maior ingestão de alimentos: energéticos, construtores e reguladores.
  • Identificar a pirâmide alimentar, instrumento que serve como guia para uma alimentação equilibrada, evitando doenças.
  • Destacar a importância do uso do fio dental durante a escovação e da ida ao dentista, uma vez ao ano, para uma consulta odontológica.
  • Evitar a ingestão de doces (e outros açúcares), o que pode causar principalmente cáries, placas bacterianas, gengivite e mau hálito.
Capítulo 3 – Bebidas alcoólicas e tabagismo
  • Aprender que as bebidas alcoólicas não são saudáveis.
  • Compreender que o consumo de bebidas alcoólicas pode gerar conflitos sociais.
  • Compreender que o consumo de bebidas alcoólicas pode gerar acidentes de trânsito.
  • Aprender que o tabaco é algo que faz mal à saúde (não é saudável).
  • Compreender que o tabaco causa problemas estéticos.
  • Aprender o conceito de “fumante passivo”.
Capítulo 4 – Autocuidado e prevenção
  • Trabalhar o que é prevenção dentro das temáticas desenvolvidas nos anos anteriores (hábitos de higiene, vacinação e consultas de rotina).
  • Destacar a importância da visita aos médicos especialistas (oftalmologista, otorrinolaringologista e ortopedista).
Capítulo 5 – Meio ambiente e saúde ocupacional
  • Desenvolver noções de segurança doméstica e escolar para as crianças, com ênfase na prevenção de acidentes.
  • Alertar para os danos causados pelos ruídos cotidianos, principalmente no comprometimento da atenção escolar.
  • Ressaltar o papel de atores sociais dos alunos na preservação ambiental.
  • Conhecer a profissão e a função desempenhada pelos responsáveis em seus ambientes de trabalho.


4° Ano

Capítulo 1 – Atividade física e proteção solar
  • Estimular a prática de jogos e brincadeiras como atividades físicas benéficas para saúde.
  • Destacar a prática diária de atividade física por 30 minutos, evitando o sedentarismo.
  • Aprender que é preciso se proteger contra os raios ultravioletas UVA e UVB todos os dias, principalmente entre 10h e 16h, para evitar queimaduras, manchas, rugas precoces entre outros problemas.
  • Ressaltar a importância do uso de filtro solar, com fator de proteção 30, aplicando-o duas vezes ao dia, (e de duas em duas horas quando houver transpiração excessiva, banho de mar ou piscina) reforçando a necessidade de se proteger do sol por meio de outras maneiras além do uso de filtro solar: uso de boné, chapéu, óculos de sol, guarda-sol, sombrinha, camiseta com manga longa, entre outros.
Capítulo 2 – Alimentação saudável e saúde bucal
  • Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, evitando a ingestão de frituras, gorduras, açúcares, embutidos, enlatados e industrializados em geral.
  • Conhecer os grupos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores.
  • Entender a importância de se alimentar de forma saudável para se evitar os problemas de saúde causados pela má alimentação.
  • Destacar a importância do uso do fio dental durante a escovação, e da ida ao dentista, uma vez ao ano, para uma consulta odontológica.
  • Evitar a ingestão de doces (e açúcares), pois a ingestão desses alimentos pode causar principalmente cáries, e placas bacterianas, gengivite e mau hálito.
Capítulo 3 – Bebidas alcoólicas e tabagismo
  • Aprender que as bebidas alcoólicas não são saudáveis.
  • Aprender que o consumo de bebidas alcoólicas pode causar diversos problemas de saúde, inclusive o câncer.
  • Aprender que o tabaco é algo que faz mal à saúde (não é saudável).
  • Aprender que o consumo de tabaco pode causar diversos problemas de saúde, inclusive o câncer.
Capítulo 4 – Autocuidado e prevenção
  • Entender o que é cultura de autocuidado.
  • Entender a importância de estar com as vacinas em dia.
Capítulo 5 – Meio ambiente e saúde ocupacional
  • Conhecer algumas formas de prevenção de acidentes no trabalho.
  • Estimular a adoção de atitudes preventivas contra acidentes, bem como em situações de emergência em locais variados, como o ambiente escolar e doméstico.
  • Conceituar Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).
  • Conceituar ergonomia.
  • Ampliar os conhecimentos acerca da ergonomia no cotidiano e dos exercícios de alongamentos que previnem problemas de saúde.
  • Estimular a adoção de atitudes preventivas contra incêndios.
  • Conhecer alguns riscos envolvidos na soltura de balões.


5° Ano

Capítulo 1 – Atividade física e proteção solar
  • Destacar a prática diária de atividade física por 30 minutos, evitando o sedentarismo.
  • Distinguir exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
  • Diferenciar raios ultravioletas A de raios ultravioletas B.
  • Além do uso de filtro solar (FPS 30) e de outras maneiras de se proteger do sol, como boné, camiseta de manga longa (cor clara e tecido leve), óculos escuros etc., ressaltar a importância do autoexame e a necessidade de buscar orientação médica especializada no caso de se encontrar manchas, pintas ou ferimentos que não cicatrizam.
Capítulo 2 – Alimentação saudável e saúde bucal
  • Conhecer os grupos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores.
  • Apresentar a pirâmide alimentar como um guia para uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável.
  • Destacar a importância do uso do fio dental durante a escovação, pois os restos de alimentos podem causar cáries e placas bacterianas, provocando mau hálito e gengivite.
  • Incentivar o autoexame, com o objetivo de identificar manchas ou feridas na boca que não cicatrizam em até 20 dias e estimular a visita anual ao dentista mesmo quando não houver dor ou um problema aparente.
Capítulo 3 – Bebidas alcoólicas e tabagismo
  • Aprender que as bebidas alcoólicas não são saudáveis.
  • Aprender que as bebidas alcoólicas são consideradas drogas lícitas.
  • Aprender que as bebidas alcoólicas viciam seus consumidores.
  • Aprender que o tabaco é algo que faz mal à saúde (não é saudável).
  • Aprender que o tabaco é considerado droga lícita.
  • Aprender que o tabaco vicia seus consumidores.
Capítulo 4 – Autocuidado e prevenção
  • Trabalhar a cultura de autocuidado e o que são os exames de prevenção.
  • Conhecer alguns exames que favorecem o diagnóstico do câncer.
Capítulo 5 – Meio ambiente e saúde ocupacional
  • Estimular a adoção de atitudes preventivas contra acidentes em locais variados, como no ambiente escolar, doméstico e também no trabalho.
  • Conhecer de maneira introdutória os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s).
  • Ampliar os conhecimentos acerca da ergonomia no cotidiano e dos exercícios de alongamentos que previnem problemas de saúde.
  • Estimular a adoção de atitudes preventivas contra incêndios.
  • Conhecer o conceito de Mapa de Riscos e os tipos de riscos a que estamos expostos em diversos ambientes públicos, como espaços comerciais e escolas.


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